COMPARAÇÃO DE LAMINADOS

Fenolite

Também conhecido como FR-1 (Flame Retardant Class 1) é um laminado cobreado a base de papel celulose e resina fenólica. Por ter papel celulose em sua composição é um laminado que não é muito indicado para ambientes de elevada umidade. Possui boas propriedades quanto à isolação elétrica e suporta temperaturas intermediárias. Tem resistência mecânica e estabilidade dimensional moderadas. O custo é mais acessível se comparado com outros tipos de materiais. Apresenta tonalidade marrom e a espessura padrão encontrada no mercado é de 1,6 mm.


Saiba mais →

Fenolite

Composite

Também conhecido como CEM-1 (Composite Epoxy Materials Class 1) é um laminado cobreado a base de tecido de fibra de vidro, papel celulose e resina epóxi. Possui propriedades elétricas, resistência à temperatura, resistência mecânica e custo normalmente intermediários entre o Fenolite e a Fibra de vidro. Apresenta tonalidade branca ou amarelada e a espessura padrão encontrada no mercado é de 1,6 mm.


Saiba mais →

Composite

Fibra de Vidro

Também conhecido como FR-4 (Flame Retardant Class 4) tem baixíssima absorção de umidade, excelente resistência mecânica e ótimas propriedades dielétricas, apresentando assim maior vida útil em ambientes úmidos, agressivos e de maior salinidade. Possui também excelente estabilidade dimensional e alta resistência à temperatura. Apresenta tonalidade esverdeada e as espessuras normalmente encontradas no mercado são de 0,8 / 1,0 / 1,6 / 2,4 e 3,2 mm. Também é possível encontrar espessuras diferentes das mencionadas porém, dentre todas as espessuras do FR-4, a mais utilizada é a de 1,6 mm e por ser comercializada em maior escala, consequentemente é a que tem preços mais competitivos.


Saiba mais →

Alumínio

Também conhecido como Metal Core ou MCPCB é um laminado cobreado a base de alumínio, que contém um isolante separando o alumínio da lâmina de cobre. É utilizado na fabricação de placas de circuitos impressos com tecnologia LED (alta potência) para otimizar a dissipação de calor gerado pelo LED. Por padrão utilizamos metal core com capacidade de dissipação de até 2.0 W/mK, porém com a evolução dos LED’s e aumento das potências já disponibilizamos para nossos clientes metal core com dissipação de calor de 3.0 W/mK. Para projetos especiais, conseguimos metal core com até 7.0 W/mK, porém a importação desse material deve ser previamente acordada com o cliente. A espessura padrão encontrada no mercado é de 1,5 mm.


Saiba mais →

Alumínio
Por favor, preencha o seu nome
Por favor, preencha o seu e-mail
A sua inscrição foi realizada com sucesso!