Protótipos de circuito impresso da China? Será que ainda compensa?

Fizemos uma comparação detalhada sobre as vantagens de se comprar protótipos em empresa nacional ao invés de recorrer à empresas chinesas.

07 de fevereiro de 2024

Atualizado em 05/09/2024

Vamos fazer as contas? A TEC-CI está apostando na nossa própria competitividade! Estamos oferecendo 50% de desconto em protótipos de placas de circuito impresso.

Perdemos a conta de quantos clientes já nos disseram que queriam muito comprar todas as suas placas aqui no Brasil, mas que os custos não ajudavam muito. Por isso, mesmo sabendo dos problemas com alfândega, custos e demora de frete, taxações extras, eventuais problemas de comunicação, riscos de cópia do projeto e outras dificuldades, preferiam arriscar. Afinal, se 2 em cada 3 compras dessem tudo certo, já compensaria.

Algumas coisas mudaram: o valor dos fretes subiu e existem novas taxações. Para impulsionar de vez a reação brasileira nessa concorrência, a TEC-CI derrubou seus preços de protótipos em 50%, apostando que o grande volume de pedidos de protótipos vai viabilizar a manutenção definitiva desse descontão.

Além das diferenças de preços estarem cada vez menores, a conscientização de que uma compra nacional traz muitos benefícios indiretos, está cada dia mais presente na realidade dos empresários brasileiros. Veja alguns desses benefícios:

Meio ambiente

Enquanto aqui no Brasil, nós da TEC-CI e a maioria dos fabricantes de placas de circuito impresso agimos com total responsabilidade ambiental, reduzindo todo e qualquer impacto que os processos produtivos poderiam causar ao planeta. Não é isso que vemos no país campeão mundial em aquecimento global, emissão de gases e geração de poluentes em geral.

Empregos

Ao efetuar uma compra no Brasil, mesmo que de forma indireta, estamos gerando diversos benefícios sociais, a começar pelo nível de empregos, que como sabemos é algo que tem um efeito positivo em toda a cadeia econômica. O trabalhador que entra no mercado ou mantém seu emprego, irá consumir produtos e serviços prestados por alguém também aqui no Brasil, gerando novos empregos em cascata, o que afetará positivamente a todos. Isso até mesmo para aquele que está tomando a acertada decisão de consumir preferencialmente no mercado nacional.

Impostos

Além disso, comprando no Brasil de empresas corretas e íntegras, a compra gerará recolhimento de impostos, que ao menos parcialmente retornam à nossa sociedade em forma de programas sociais e investimentos que mais uma vez ajudam a girar toda a economia nacional, financiando a saúde, educação, habitação, entre outros.

Comunicação

Por mais que os arquivos gerados para a confecção das placas passem quase todas as informações técnicas necessárias para se confeccionar as placas, é muito frequente nossos clientes precisarem acrescentar alguma observação. Seja uma necessidade especial, tirar uma dúvida específica antes de fechar os arquivos, ou simplesmente ouvir uma confirmação verbal e humana de que está tudo “ok" e em andamento. Aqui, vemos a importância da comunicação provida por uma mesma língua, mesma cultura e mesmo fuso horário.

Garantia/pequenos reparos

Um simples erro, que pode partir do próprio projeto da placa e que necessite de um reparo simples, pode ser facilmente resolvido e muitas vezes até sem custo com um fornecedor nacional que te atende de forma próxima e personalizada. Já um fornecedor a milhares de quilômetros de distância, ainda que queira, não poderá resolver essa situação sem os altos custos de frete e barreiras alfandegárias. Não foram poucas as vezes em que clientes nos procuraram para executar pequenos reparos em placas importadas.

Incertezas tributárias

Infelizmente alguns fornecedores internacionais disponibilizam modalidades de fornecimento como se fossem pessoa física. Caso o comprador brasileiro também seja pessoa física, gozará de regras tributárias menos rígidas e, muitas vezes, a tentação de aproveitar essa modalidade mais econômica acaba muito mal. Isso porque ao se detectar a fraude (e a Receita Federal está cada vez mais empenhada nisso), a taxação é acompanhada de multas que acabam complicando ainda mais os custos.

Incertezas alfandegárias

As inúmeras situações que travam produtos na alfândega podem complicar bastante o recebimento das placas. Canais vermelhos, alta demanda, paralisações por greve total ou operações intencionais de redução do fluxo, acabam muitas vezes adiando por semanas, ou até meses, o acesso às mercadorias. Já atendemos muitos e muitos casos de clientes em emergência, tendo que comprar conosco as mesmas placas que ficaram presas na alfândega.

Padronização Protótipos x Produção

Um dos principais objetivos de se fazer protótipos é testar um projeto para então seguir para a produção em escala. Manter o mesmo fornecedor nessas duas etapas é muito importante, pois isso garantirá a padronização daquilo que foi aprovado também na produção, eliminando risco de erros de transmissão de arquivos e informações técnicas. Além de, claro, diferenças nas matérias primas dos laminados, camadas de condutores, tipo e espessura de máscaras isolantes, fatores que para alguns projetos podem prejudicar o funcionamento do circuito.

As diferenças de custos, prazos, condições comerciais, de transporte e alfandegárias entre um fornecimento de protótipos e um de produção, podem inviabilizar a importação no momento da produção. Isso obriga o comprador a fazer a produção em um outro fabricante e não o mesmo que fez os protótipos e, então, a segurança na aprovação do protótipo fica bastante comprometida.

Confidencialidade

Já ouvimos relatos de clientes que, após enviar seu projeto para fabricantes internacionais, tiveram a triste surpresa de meses depois verem aquele produto que sonharam, desenvolveram, projetaram, criaram e lançaram, sendo comercializado em outros países e até mesmo aqui no Brasil, de forma totalmente clandestina. Sem qualquer chance de recorrer a órgãos jurídicos internacionais.

Fornecedores nacionais, além de poderem ser responsabilizados por qualquer vazamento de informações ou dados técnicos de projetos específicos, não o fazem por questões de ética e de caráter. E mesmo que infelizmente possa existir quem não respeite esses princípios, esse não teria a mesma condição comercial que alguns grandes fornecedores internacionais têm para concorrer.

Mas o que importa é o custo, não tem jeito!

Mesmo sabendo de todas essas situações, riscos e inconveniências das placas importadas, a verdade é que não se encontram custos no Brasil, pelo menos aproximados, do que se encontra na China. Então é quase obrigatório seguir com esses riscos, até por questão de sobrevivência econômica.

O que importa é o custo, não tem jeito…

AGORA TEM JEITO SIM!

A TEC-CI compreende plenamente a situação, por isso, resolvemos chegar realmente muito perto dos custos de importação de protótipos, para manter aqui no Brasil toda essa corrente de empregos, economia, trabalho, progresso e principalmente, é claro, a sua parceria.

Com descontos de 50% no preço dos protótipos, estaremos inicialmente bancando alguns prejuízos, que na verdade encaramos como investimento. À medida que o volume de protótipos crescer significativamente em função dessa nova realidade, estaremos aptos a tornar esse desconto permanente, ajudando o mercado nacional e investindo em nossa parceria de longo prazo, não só para os protótipos como também para todas as suas produções.

E como faremos isso?

Para que seja possível atender de forma eficiente a um grande volume de pedidos de protótipos, preparamos algumas novidades que irão tornar possível essa redução de preço, mantendo agilidade e um ótimo atendimento, veja:

Mutirão dos protótipos

Ao menos duas vezes por mês, a TEC-CI ajustará uma de suas linhas de produção para produzir exclusivamente protótipos. Funciona assim: layouts recebidos e aprovados até o dia 15 terão as placas prontas até dia 30, e vice-versa. Com isso, reuniremos todos os layouts recebidos em cada período, produzindo todos eles de uma vez e reduzindo significativamente os custos de setup, sempre tão onerosos para protótipos e pequenas produções. À medida que o volume de pedidos for aumentando, esses intervalos serão reduzidos e os prazos de entrega cada vez mais rápidos.

Autoatendimento online

Também para agilizar o atendimento e, com isso, reduzir custos, preparamos um sistema de autoatendimento online. Nele, você poderá fazer a sua cotação, enviar seus arquivos, fazer seu pedido e até o pagamento de forma muito rápida. E o melhor: recheado de informações que possa precisar em forma de vídeos e textos informativos, que esclarecerão dúvidas sobre as opções de materiais e processos da sua placa. Caso ainda precise de um atendimento personalizado, é só clicar em nosso atendimento e contar com nossos profissionais (não robotizados) à sua disposição. Faça já as suas comparações, e descubra que até mesmo nos custos estamos cada vez mais próximos de vencer essa concorrência!

Faça agora mesmo seu orçamento online

Autoatendimento online
Por favor, preencha o seu nome
Por favor, preencha o seu e-mail
A sua inscrição foi realizada com sucesso!