TEC-CI + iniciativas sustentáveis: somos um dos apoiadores do projeto SAE Brasil Student H2 Challenge

A TEC-CI é um dos apoiadores do projeto SAE BRASIL Student H2 Challenge. Você sabe qual a relevância deste evento para um futuro mais inovador e sustentável? Descubra nesse artigo que preparamos!

16 de agosto de 2022

TEC-CI + iniciativas sustentáveis: somos um dos apoiadores do projeto SAE Brasil Student H2 Challenge - Nos aliamos à busca por eficiência energética através de um carro movido à célula de hidrogênio

Avanço ao conhecimento da nova tecnologia: nós estamos lá! A TEC-CI é um dos apoiadores do projeto SAE BRASIL Student H2 Challenge, uma iniciativa pioneira, que nada mais é do que um desafio estudantil. Seu objetivo é transferir conhecimento e experiência para as universidades brasileiras sobre as tecnologias do hidrogênio, além de promover a parceria entre os estudantes e engenheiros experientes da indústria nacional e internacional.

A edição, após o hiato dos últimos dois anos, aconteceu entre os dias 11 e 14 de agosto, no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA), que se encontra na Rodovia SP 135 Km 13,5 em Piracicaba.

A competição entre estudantes, organizados em equipes e supervisionados por professores orientadores, contempla todo o ciclo de desenvolvimento de um produto, desde a fase de concepção até a entrega final. Nós da TEC-CI acreditamos e apoiamos a participação de alunos em Programas Estudantis como este, que prepara e diferencia os estudantes para o mercado de trabalho, além de contribuir com pesquisas que possuem um grande impacto social.

Atualmente, existem somente duas iniciativas internacionais que projetam, desenvolvem, gerenciam, produzem e competem com um carro de corrida movido a célula de combustível de hidrogênio na categoria dos circuitos de Les Mans na França e no Spa-Francorchamps da Bélgica. São elas: a Forze da Delft University of Technology em parceria com a BWT nos Países Baixos e o GreenGT H2 da França.

A evolução dos carros tem sido contínua

Nos últimos anos, as tentativas constantes de trazer ao mercado modelos de automóveis mais sustentáveis e menos poluentes impulsionaram o surgimento dos veículos movidos a hidrogênio. Esse modelo de automóvel possui tanques de hidrogênio que se mesclam com o oxigênio presente no combustível.

Por meio desse processo é gerada a eletricidade necessária para movimentar os motores elétricos do veículo. Em um mundo onde a consciência ambiental é crescente, o fato dos veículos movidos a hidrogênio não emitirem poluentes na atmosfera é, sem dúvidas, uma de suas maiores vantagens.

Em alguns países, como é o caso da Espanha, esses automóveis já estão sendo classificados como “veículos verdes”, o que permite certos benefícios aos proprietários desses carros, como acessar e estacionar em zonas que são restritas a outros modelos de veículos. Com o passar dos anos, essa tendência deverá chegar a vários outros países.

O projeto SAE Brasil Student H2 Challenge foi criado no início de 2020

De acordo com o próprio programa, a iniciativa nasceu quando Silvano Pozzi, Diretor da Linha de Produtos e Estratégia de Novos Produtos da Ballard Power Systems, empresa canadense líder mundial, fez uma doação de 10 stacks de célula a combustível de 2,1 kW para universidades brasileiras. Pozzi é brasileiro e trabalha na Ballard há 18 anos. A doação coincidiu com a criação da Mentoria em Tecnologia e Inovação para Mobilidade com Hidrogênio da SAE Brasil, organizadora da competição através do grupo de Mentoria de Competições Estudantis, liderado pelo engenheiro Ronaldo Bianchini.

Estamos juntos com a equipe UNICAMP BAJA SAE

A equipe da Universidade Estadual de Campinas projeta e constrói protótipos de carros Off-Road para competições promovidas pela SAE Brasil. A cada ano, são desenvolvidos protótipos com o objetivo de melhorar ainda mais os resultados dos alunos. Atualmente, a equipe está dividida em 12 áreas diferentes que permitem que os membros se desenvolvam em vários segmentos da engenharia e da administração.

Equipe Unicamp – Divulgação

Em 2020, a SAE Brasil em parceria com a Ballard Power Systems Inc. lançaram o desafio H2 challenge, iniciativa pioneira que incentivava o desenvolvimento do projeto de um Baja a hidrogênio.

Sim, o Júpiter é o primeiro e único baja a hidrogênio funcional do mundo! A Unicamp fez história mais uma vez. Parabéns aos envolvidos!

É sempre gratificante contribuir com esse tipo de inovação que poderá ser referência não apenas no Brasil, mas no mundo. Além da equipe UNICAMP BAJA SAE, patrocinamos outras universidades nas mais variadas modalidades de competição, como futebol de robôs, lançamento de foguetes, carros elétricos e muito mais. Nós temos plena consciência: investir no futuro da tecnologia de dentro do Brasil é fundamental para revolucionar o mercado e a vida das próximas gerações.

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