Lançamento do Protótipo 2019 – Faraday E-Racing
Aconteceu no dia 19 de novembro de 2019, na Universidade Federal Fluminense, o Rollout Faraday E-Racing, evento anual de lançamento do carro da equipe Faraday E-Racing. O “Itaúna”, como foi batizado, encantou a todos no evento. O veículo construído pela equipe estará na Fórmula SAE Brasil 2019, que ocorre em novembro, e gera grande expectativa em todos os envolvidos, afinal, desde 2014, ano de nascimento da Faraday, nunca um de seus carros esteve apto a participar das provas dinâmicas da competição, ou seja, aquelas que exigem que o carro ande (e bem rápido).
Itaipú, carro da Faraday E-Racing de 2018 – Foto Divulgação
A Faraday E-Racing, que completou 5 anos em 2019, é pioneira no estado do Rio de Janeiro na categoria de carros elétricos e é a primeira vez que participa da importante competição com o carro preparado para disputar as provas de todas as categorias. Nos anos anteriores, a equipe participou, porém somente nas provas estáticas, que avaliam pontos como projeto, design e não exigem que o carro ande.
Atual capitão da equipe, Vito Marino Neto, explanou a relevância do carro desse ano, que está preparado para correr, e falou sobre a importância das placas de circuito impresso no projeto: “Todos os nossos sistemas de segurança e acionamento são eletrônicos e não comerciais, sendo necessário que a equipe projete por conta própria cada circuito. Logo, placas de circuito impresso customizadas de boa qualidade são imprescindíveis para o funcionamento adequado do nosso protótipo.” E complementou: “A Tec-ci fabrica PCI’s de alta qualidade, em variados formatos e especificações, que atendem com excelência nossas necessidades. Além de serem confiáveis, o acabamento, suporte e atendimento são impecáveis.”
Se aprovado nas rígidas inspeções técnicas da Fórmula SAE Brasil deste ano, o Itaúna estará pronto para voar baixo nas provas e quebrar todos os recordes já alcançados pela equipe, que também tem boa participação em anos anteriores.
Equipe Faraday E-Racing na competição de 2018 – Foto Divulgação
Com um time de mais de 60 pessoas, entre membros ativos e membros do conselho, a Faraday E-Racing conta, principalmente, com o apoio de empresas que patrocinam o projeto e incentivam as atividades da equipe. Vito também falou sobre a importância dos patrocinadores, em geral: “O projeto de um carro elétrico é extremamente caro, ainda mais quando realizado por estudantes de uma universidade federal. Nossos patrocinadores, além de depositarem confiança no trabalho que realizamos, possibilitam a evolução do projeto a partir do fornecimento de materiais ou serviços que não conseguiríamos custear com a verba da universidade. Dividimos nosso tempo e esforços entre a faculdade, equipe, família e lazer. Poder contar com todo o suporte e incentivo de nossos patrocinadores no futuro da engenharia de mobilidade do país nos motiva a definir objetivos cada vez maiores.”
E a Tec-Ci tem muito orgulho de fazer parte desse projeto tão relevante e ajudar esses jovens a projetar, desenvolver e construir o futuro.
Desejamos a Faraday E-Racing uma excelente competição e, independentemente dos resultados, que a equipe possa sempre contar conosco para avançar!