Por que os fabricantes de placas de circuito impresso extrapolam a quantidade de peças pedidas?

Você já se perguntou porque os fabricantes iniciam a produção de placas de circuito impresso em uma quantidade maior do que a solicitada? Entenda aqui o porque dessa prática comum de mercado!

19 de junho de 2023

Muitos clientes sempre nos perguntam: por que naquele pedido de 100 placas quase sempre acabamos entregando 105, 107 e, às vezes, até 110 placas?

Bem, se você já assistiu aos nossos vídeos que mostram todos os processos de produção, já deve imaginar a resposta para esta pergunta.

Em diversos processos existe sempre algum risco de sucateamento de alguma placa do lote produzido. Processos químicos, que dependem de variações ambientais, que podem alterar propriedades e resultados. Para evitar surpresas, muitas vezes é necessário que, ao iniciar cada processo, uma ou mais placas sejam utilizadas como cobaias para se testar todos os ajustes daquele processo.

Processos químicos

Isso porque além das variações ambientais, as variações do próprio layout de cada placa também acabam interferindo na forma como um processo é executado.

Por exemplo, uma placa cuja área de cobre a ser corroída é maior, necessita passar pela esteira onde recebe os jatos do corrosivo numa velocidade mais lenta do que uma outra placa com menos cobre a ser corroído. E se porventura essa placa possuir uma grande densidade de trilhas e espaçamentos muito reduzidos, esse ajuste precisa ser cirúrgico para que não haja falta nem excesso de cobre corroído.

Grande área de cobre a ser corroído
Pouca área de cobre corroída

E não para por aí: além de vários processos químicos, as placas ainda passam por diversos processos mecânicos, serigráficos e fotográficos que sempre apresentam algum grau de dificuldade e que podem levar ao sucateamento de alguma placa.

Processos mecânicos

E claro, se não fosse um produto feito sob encomenda, as peças excedentes poderiam ser direcionadas a um outro pedido de um outro cliente. E então, apenas a quantidade exata solicitada é que seria entregue.

Mesmo com essa explicação, alguns clientes ainda questionam sobre a possibilidade de se iniciar somente a quantidade de placas pedidas, e caso ocorra algum sucateamento, aí sim se providenciaria mais placas para completar o pedido.

Na verdade, isso seria extremamente inviável, pois o tempo e, consequentemente, o custo de setup de cada processo incide de forma muito significativa no custo final de uma placa. Aliás, é justamente por isso que o preço unitário de uma placa produzida em larga escala é sempre muito menor do que o preço unitário de placas produzidas em pequenas quantidades.

Logo, reiniciar todos os processos apenas para completar um pedido de placas traria sérios prejuízos, não somente financeiros, como também de prazos de entrega.

Portanto, pode-se afirmar que será bem difícil encontrar algum fabricante de placas de circuito impresso que trabalhe dessa forma. E um fabricante que entregue somente a quantidade de fato pedida, provavelmente já inclui nos cálculos do seu preço algum percentual que lhe possibilite arcar com os custos de uma quantidade produzida maior que a pedida.

Aí então alguns clientes perguntariam: Mas então não há como escapar disso? Ou aceita-se uma quantidade maior, ou paga-se um preço unitário mais elevado?

Ao menos na TEC-CI CIRCUITOS IMPRESSOS existe uma alternativa a isso, sim!

Nem sempre a quantidade pedida será utilizada totalmente naquele momento ou naquela produção, e o risco de se receber uma quantidade menor do que a pedida não causará nenhum problema ao usuário das placas.

Com isso, basta que, ao fazer o pedido, o cliente informe que não deseja receber nenhuma placa a mais que a quantidade solicitada e que assume o risco de receber uma quantidade menor no caso de ocorrer algum sucateamento no processo de produção.

É óbvio que, neste caso, somente as peças boas e entregues serão cobradas e, com isso, o cliente não irá extrapolar seu orçamento, desde que possa aceitar uma quantidade menor que a solicitada inicialmente.

E por que margens tão elevadas de quantidades acima da pedida?

É verdade: existe um padrão no mercado de se iniciar até 10% de peças acima da quantidade pedida. Embora para alguns casos e quantidades isso pareça um exagero, quanto maior a criticidade das placas e quanto menor a quantidade de placas pedidas, esse percentual pode chegar a ser até insuficiente.

Por exemplo, num pedido de 20 placas, esses 10% significam apenas 2 placas e, como dissemos, em alguns processos, uma ou mais placas a serem executadas serão placas cobaias para se testar os ajustes de setup daquele processo. É muito comum que essas placas cobaias possam ser sucateadas em mais de um processo e neste exemplo basta que 3 placas sejam sucateadas para que os 10% sejam insuficientes para completar o pedido.

Mas em pedidos de quantidades mais elevadas pode-se diminuir significativamente esse percentual. Para isso basta que, ao colocar o seu pedido aqui na TEC-CI, você solicite uma redução desse percentual e nosso departamento comercial irá avaliar de acordo com o tipo e complexidade da placa e qual percentual poderá ser reduzido. Assim, será garantido a você, cliente, um limite máximo aceitável e nenhum risco de entrega com quantidade menor que a solicitada.

Quer saber mais sobre isso? Fale com a gente pelo WhatsApp!

Por favor, preencha o seu nome
Por favor, preencha o seu e-mail
A sua inscrição foi realizada com sucesso!