A importância de uma matriz serigráfica de qualidade na impressão de placas de circuito impresso

Em artigos anteriores, abordamos importantes aspectos da geração do layout e da fotoplotagem das placas de circuito impresso. Hoje, vamos começar a falar sobre a transferência da imagem do circuito para o laminado.

Um dos processos mais utilizados para essa transferência de imagem é o processo serigráfico, mas para se conseguir bons resultados em uma placa de circuito impresso através da serigrafia, é necessário uma série de cuidados especiais. Afinal, além de uma excelente definição de trilhas e isolações com larguras cada vez menores, não podemos nos esquecer que é de fundamental importância que cada ilha ou pad existente na placa tenha seu centro coincidindo exatamente com os furos da placa, que foram gerados no processo de furação por CNC. Qualquer deslocamento do centro dessas ilhas em relação aos furos, pode prejudicar, e muito, a qualidade da placa e comprometer todo o processo de montagem.

Impressão serigráfica do circuito

Por isso, os cuidados já devem começar na estabilidade do quadro dessas telas. Quadros de alumínio, fabricados com perfis grossos, resistem a empenamentos muito comuns devido à própria esticagem dos tecidos da tela.

As telas precisam ter sua tensão rigorosamente controlada por um tensiômetro, afim de não permitir deslocamentos de imagem na impressão das placas. Essa esticagem precisa ser efetuada preferencialmente em equipamentos com pinças pneumáticas, capazes de obter tensões uniformes de até 40N/cm, e quadros pouco resistentes poderão não suportar corretamente a tensão aplicada.

Esticagem de tela com pinças

A escolha do tecido também é de fundamental importância, afinal, ele pode influenciar na definição da imagem e determinará a deposição de tinta. Por isso, tecidos com maior lineatura, a partir de 150 fios por centímetro linear, são utilizados para a impressão das trilhas do circuito, enquanto a impressão da tinta de máscara anti-solda requer o uso de tecido mais aberto, com menor lineatura, permitindo a passagem de uma maior quantidade de tinta. Proporcionando assim, maior proteção às trilhas da placa.

Tensiômetro

Tecido alta lineatura ampliado

Tecidos de poliéster oferecem uma melhor estabilidade dimensional e maior resistência à ruptura que os tecidos de nylon, por exemplo. Tecidos brancos permitem a difração da luz, causando sérios problemas na resolução da imagem. Por isso, foram substituídos por tecidos amarelos ou alaranjados. Os tecidos são fixados ao quadro através de adesivos especiais de altíssima aderência, para que além de permanecerem fixos ao quadro, tenham o poder de impedir a perda de tensão.

A qualidade da emulsão utilizada na gravação da matriz serigráfica e sua respectiva camada, será capaz de determinar um excelente grau de resolução da imagem. Por isso, emulsões com fotopolímeros, que geram camadas mais uniformes, são fundamentais para uma melhor definição da impressão.

Detalhe: definição da impressão

Os cuidados na aplicação das diversas camadas de emulsão sobre o tecido da tela, bem como a sua correta secagem, determinam planeidade da emulsão, que por sua vez irá garantir a melhor resolução durante o processo de impressão.

A exposição deve ocorrer em uma mesa de luz dotada de um vidro também perfeitamente plano, com ótima transparência e uma ótima fonte de luz ultra-violeta controlada por um temporizador. E para o perfeito contato entre o fotolito e a emulsão, é importante que seja aplicado o vácuo dessa prensa fotográfica, o que impedirá a indevida exposição de raios em pontos não desejados. A revelação da tela também requer cuidados especiais, uma vez que jatos desuniformes e excessivamente fortes não devem ser aplicados, pois isso além de danificar a planeidade da emulsão, também indicará que algum parâmetro relacionado à exposição ou secagem possa estar desajustado.

Embora todos esses cuidados possam parecer exagerados, é preciso lembrar que trilhas e espaçamentos cada vez mais finos só são possíveis de se executar em processo serigráfico se este processo estiver rigorosamente dentro dos melhores padrões de qualidade.

Expositora de Tela com fonte de luz UV

Revelação da Tela

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a confecção da tela serigráfica, na nossa próxima postagem vamos falar da transferência da imagem dessa matriz serigráfica para o laminado da placa de circuito impresso. E posteriormente, sobre outros processos de transferência de imagem, ainda mais eficientes e precisos do que o processo serigráfico.

Ficou com alguma dúvida? Mande uma mensagem pra nós, teremos prazer em responder!

Por favor, preencha o seu nome
Por favor, preencha o seu e-mail
A sua inscrição foi realizada com sucesso!