Legenda de componentes em placas de circuito impresso
A legenda de componentes em placas de circuito impresso, popularmente chamada de “simbologia”, tem como principal função auxiliar na orientação do correto posicionamento dos componentes, nos respectivos pads e furos da placa. Além disso, em diversas situações, serve como orientador de conexões externas de cabos e ajustes possíveis e disponíveis. Algumas vezes também traz orientações de entradas e saídas, além de diversas informações. É bastante comum também que tragam informações do produto e do seu fabricante, como nome, logotipo, site, etc.
Legenda de componentes
Ao gerar o layout, alguns cuidados são importantes: o posicionamento da legenda sempre deverá obedecer a melhor visualização de quem vai executar a montagem ou a utilização da placa em campo. Geralmente, essa melhor visualização deve obedecer algumas regras lógicas, como por exemplo manter todos os caracteres num mesmo sentido, facilitando assim a leitura dos respectivos códigos dos componentes.
Um dos maiores problemas que podem ser ocasionados na geração da legenda de componentes é por conta da distração, de se colocar algum traço ou caractere sobre algum pad ou área a ser soldada, isso principalmente no caso de placas dupla face ou mesmo em face simples, que contenham componentes SMD. A presença desse traço ou caractere, ainda que em espaço muito reduzido, é capaz de prejudicar bastante a soldabilidade no ponto invadido.
Apesar de existir a disponibilidade de transferência fotográfica de imagem também para a simbologia, são raros os casos em que ela é realmente necessária. Por isso, em quase todos os casos, é utilizado o processo serigráfico.
Impressão da legenda por processo serigráfico
Assim, recomenda-se a escolha de traços não tão largos que possam poluir o visual, mas nem tão finos que dificultem a impressão pela própria característica do processo. Traços entre 0,25mm a 0,40mm e caracteres compatíveis com essas dimensões costumam atender uma ótima visualização, sem causar dificuldades para o processo de impressão.
Traços grossos prejudicando visualização
Traços bem dimensionados melhor visualização
As cores mais comuns utilizadas para impressão da legenda de componentes são o branco para placas com máscara anti solda verde, azul ou vermelha, e o preto quando a máscara for branca ou amarela. Porém, há outras opções disponíveis conforme a necessidade de cada cliente.
Legenda de componentes branca sobre máscara vermelha
Uma forma de se obter melhores custos na fabricação da placa de circuito impresso é avaliando a real necessidade dessa legenda de componentes em ambas as faces, e às vezes, até mesmo somente na face dos componentes. Esses casos ocorrem principalmente em placas com pouquíssimos componentes e que os montadores já executam o trabalho de “olhos fechados”. Claro que a presença da legenda oferece um aspecto mais profissional à placa, mas em situações em que a placa sequer aparece para o cliente final e é importante qualquer redução de custo, deve-se analisar a real vantagem de manter a legenda.
Legenda com pouca informação
É bastante comum encontrarmos placas com apenas alguns poucos caracteres no lado solda da placa, que foi mantido por mera distração e sequer era necessário. A sua presença na placa acaba contribuindo para aumento de custo e até aumentando também o prazo de entrega da produção.
Portanto, fique à vontade para nos consultar sobre a redução de custo para placas que não precisam da legenda de componentes. Essa redução pode ser pequena para pedidos de lotes grandes, mas talvez significativa para lotes de pequenas quantidades.